Como encontrar o seu diferencial

por
Stefania Dominique

Sabe aquele diferencial que todo mundo fala que você tem que encontrar pro seu negócio? Vamos conversar sobre ele hoje!

Vamos começar do início: o que é diferencial?

Diferencial são atributos e características que tornam a sua empresa e seu trabalho únicos (e superiores aos seus concorrentes).

Diferencial é aquilo que faz o cliente falar WOW, EU PRECISO CONTRATAR ESSE CARA!

Depois disso, eu te pergunto: Qual o seu diferencial? O que você faz que ninguém faz igual? Por que o seu cliente tem que comprar de ou contratar você, e não o seu concorrente?

Quanto mais clareza você tem ao responder essas perguntas, mais claro você consegue deixar pro seu cliente que você é a escolha certa pra resolver o problema dele. Porque ninguém vai fazer o que você faz melhor do que você.

E é ai que mora a grande questão: quanto mais a gente busca por esse grande diferencial que destaca o nosso trabalho, mais a gente surta, já que não é fácil de pensar e desenvolver isso. Se fosse fácil, não seria um diferencial, porque todo mundo estaria fazendo, né?

Então, não se desespere por não encontrar o seu diferencial, ok? É um tarefa difícil mesmo, e as vezes ele aparece quando a gente menos imagina: na rotina de trabalho, enquanto você ta colocando a mão na massa, pode surgir uma ideia incrível que te ajuda a desenvolver o seu tão querido e buscado diferencial e te destacar de toda a sua concorrência. Ou seja, antes de tudo, não se cobre tanto. Quanto mais a gente se cobra, mais louco a gente fica e acaba batendo cabeça e não encontrando uma solução. Vai sem pressa que uma hora você chega lá!

Pra te ajudar, eu vou te dar 3 dicas que podem te ajudar a desenvolver o seu diferencial. Anota aí:

1) Conheça o seu cliente. Entenda o seu cliente.

O que uma pessoa espera quando contrata seu trabalho? Pelo que o seu cliente está esperando quando faz orçamento com você? A resposta pra essa pergunta é o básico. É o mínimo que você precisa entregar.

A partir dai, quando você entende o que o cliente quer e qual é o básico que você precisa entregar, você consegue entender como superar as expectativas dele, ou como oferecer algo único em relação ao que ele tá esperando. Superar as expectativas, oferecer algo a mais ou ter uma proposta de trabalho completamente diferente vai fazer com que você se destaque dos outros profissionais que o cliente já viu por ai.

2) Colha feedbacks dos seus clientes.

Muitas vezes o seu próprio cliente pode te ajudar a desenvolver um diferencial com uma sugestão. Algo que ele estava esperando de você, que ia deixar ele mais satisfeito com a entrega, e que você não ofereceu..

Então você pode criar um pequeno formulário de feedback e pedir pros seus clientes preencherem depois que realizarem a compra ou o serviço com você. Isso não só vai te ajudar a encontrar um diferencial, como também vai te ajudar a entender onde você está errando e onde está acertando – além de te proporcionar vários depoimentos lindos.

Sugestões de assuntos que você deve abordar no formulário:

O cliente está satisfeito com o seu trabalho?
O que ele acha que poderia melhorar?
O que ele gostaria que você oferecesse que não foi oferecido? O que ele esperava a mais?

3 ) Analise seus concorrentes: os pontos fracos deles podem ser o seu diferencial.

Uma coisa que eu fiz e que me ajudou muito a melhorar o Método Intensa foi estudar os produtos dos meus concorrentes. Ou seja, tudo que eu vejo que o meu concorrente não está fazendo e não está oferecendo, eu anoto pra conseguir oferecer no meu produto.

Eu consigo ter muito mais clareza do que falta no meu produto ao analisar o trabalho do outro, do que ao analisar o meu próprio trabalho. Muitas vezes ficamos vidrados no nosso projeto e perdemos a perspectiva de conseguir olhar pra nós mesmos com um olhar mais crítico.

E ai é legal não só analisar os pontos fracos do seu concorrente, mas também analisar os pontos fortes. O que o seu concorrente está oferecendo que você não está? Anota tudo isso pra conseguir criar uma vantagem competitiva, ou seja, um diferencial e chamar a atenção do seu cliente por oferecer um trabalho muito mais completo.

Stefania Dominique

Oii! Me chamo Stefania Dominique e sou a girlboss por trás da @intensa.

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